“Quando a população tem a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Prefeitura e escolher quais ações são prioritárias no território em que vive, mudanças reais acontecem. É dessa forma que se constrói um governo verdadeiramente democrático”, afirmou o conselheiro regional de Vargem das Flores, Rogério Andrade, sobre a atuação do Conselho Regional e a escolha das obras na região onde mora praticamente toda a sua vida. Essa é a realidade de Contagem, onde o Conselho, composto pela própria comunidade, escolhe as próximas intervenções a serem realizadas. Em Vargem das Flores, foram 11 obras decididas pelos conselheiros, em conjunto com os moradores, somando um investimento de mais de R$ 5 milhões.
Entre as melhorias que vêm sendo realizadas na região, alguns destaques são a construção do muro de contenção e a revitalização asfáltica da rua VL-17, no bairro Nova Contagem. O local estava passando por um processo de erosão, e a via chegou a ser interditada, acarretando diversos problemas para as pessoas que moram nos arredores. Com a articulação dos conselheiros, juntamente com a população, e com a escuta ativa e atuação da Prefeitura, hoje a realidade é completamente diferente, oferecendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores.
Para o conselheiro regional Adam Júlio, a obra tem um significado que vai muito além da infraestrutura física, ela simboliza a luta de todo o bairro, a dedicação do conselho e a relação de parceria com a Prefeitura. “Essa obra aqui é de extrema importância para a região, realmente transformou a realidade local, e eu me sinto muito feliz em ter contribuído para essa mudança”, pontuou.
Ele ainda completou, falando sobre o impacto positivo das intervenções concluídas. “A rua estava cedendo, teve que ser interditada, e isso afetou diretamente a qualidade de vida de todo mundo que morava por aqui, trazendo muito transtorno. Agora, podemos ficar tranquilos, porque a Prefeitura realizou, além da drenagem e da construção do muro de contenção, o recapeamento da via. Acho que a tranquilidade que essa obra trouxe para nós não tem preço. Tem valor, e ele é inestimável”, concluiu.
Das 11 obras escolhidas pelo conselho, cinco já foram finalizadas. São elas: a pavimentação e revitalização do beco Campina Verde; a implantação de passeio e meio-fio na avenida Sema, no bairro Icaivera, e nas ruas José Romualdo, Várzea da Lagoa e Violeta, no bairro Buganville; a construção do muro de contenção na rua VL-17, com revitalização asfáltica; e a reforma dos banheiros da feira de Nova Contagem.
A reforma dos banheiros da feira é um símbolo da transformação que essas obras vêm trazendo para a população. Essa era uma demanda antiga de comerciantes, clientes e moradores do entorno, que foi contemplada pelo trabalho integrado entre Prefeitura, conselheiros e comunidade.
O conselheiro Rogério Andrade destacou que o diálogo direto com representantes do governo é indispensável, pois uma obra que pode parecer pequena e simples para a gestão pode ter um significado enorme para a população, representando luta e a busca por melhores condições de vida. “Poder fazer parte do Conselho representa muito para mim, porque é justamente dessa forma, com conversa e escuta ativa por parte dos representantes do governo, que conseguimos articular as prioridades da população. Isso faz toda a diferença para que a gestão pública seja eficiente e precisa, atuando onde é mais necessário.”
“Um exemplo disso é a reforma dos banheiros da feira. Há muitos anos a população esperava e reivindicava essa melhoria. E foi nessa gestão que fomos escutados e contemplados. Quero agradecer à Prefeitura e à Regional Vargem das Flores pelo trabalho e pela atenção prestada à Nova Contagem e a toda a região. Fica registrado o meu muito obrigado”, finalizou Rogério.
As demais intervenções escolhidas encontram-se em fase de estudos, planejamento e elaboração de projetos. São elas: a drenagem nas ruas Retiro das Esmeraldas e Altino José da Costa, no bairro Retiro; a construção de muros de contenção no córrego da rua Ápio Cardoso, em Nova Contagem, e na rua Boa Vista, na Vila Renascer. Já a construção do muro de contenção na rua Yete, no bairro Icaivera, segue em andamento e deve ser entregue em breve.